Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4266-1380
  • O uso recorrente de substâncias entorpecentes lícitas e ilícitas pode levar à dependência química, doença crônica que afeta a saúde física e mental do paciente. Nesse contexto, o tratamento de usuário de drogas é primordial para o controle de danos e uma reabilitação efetiva.

    O grupo Procure Ajuda - Clínicas de Recuperação Dependência Química e Alcoolismo - entende que cada indivíduo demanda de um acompanhamento ambulatorial e terapêutico personalizado elaborado a partir de suas próprias necessidades. Afinal de contas, o vício em drogas não é um defeito de personalidade e nem deve ser julgado por uma perspectiva moralista, mas sim médica.

    Aplicamos o tratamento de forma ampla e multidisciplinar, respeitando as etapas indicadas para desintoxicar o organismo e também impedir o avanço crônico da doença. Além de nos comprometermos em trabalhar os aspectos biológicos do transtorno, também incluímos uma abordagem psicossocial e espiritual nas nossas intervenções.

    Tipos de drogas relacionadas à dependência

    Ainda que algumas drogas sejam consideradas as mais frequentes nos casos de dependência química, não podemos esquecer que há diversos tipos de substâncias psicoativas. Cada uma delas provoca efeitos distintos que são levados em conta no plano de Tratamento de Usuários de Drogas.

    Nossas unidades estão preparadas para lidar com pacientes que fazem uso de:

    • Substâncias depressoras: tais como as bebidas alcoólicas, as drogas à base de ópio, medicamentos ansiolíticos, tranquilizantes e morfina;
    • Substâncias estimulantes: tais como o tabaco, a cocaína, as anfetaminas e o crack;
    • Substâncias alucinógenas: tais como o LSD, o êxtase, a maconha e alguns cogumelos;
    • Substâncias anabolizantes: tais como os esteroides e drogas que interferem na produção hormonal.

    Modalidades de internação para o Tratamento de Usuários de Drogas

    A internação de dependentes químicos deve ser pautada nos preceitos legais. Para tanto, seguimos as orientações da Lei 10.216/2001, a qual dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas que são portadoras de transtornos mentais.

    Nesse sentido, a internação só acontece mediante laudo elaborado pela nossa equipe médica. Esse é um cuidado imprescindível para caracterizar o diagnóstico e o motivo da internação. Consideramos o tratamento em regime integral de maneira criteriosa, principalmente se ele ocorrer de maneira involuntária.

    A Procure Ajuda - Clínicas de Recuperação Dependência Química e Alcoolismo está preparada para o acolhimento de pacientes em todas as modalidades de internação:

    • Internação voluntária: que se dá com o consentimento do paciente, ou seja, quando ele solicita de forma livre e espontânea a internação por motivação própria ao perceber o uso abusivo de drogas;
    • Internação involuntária: que se dá sem o consentimento do paciente, ou seja, solicitada por terceiros (familiares de primeiro grau) que observam o comprometimento da integridade do paciente e das pessoas do seu convívio;
    • Internação compulsória: que se dá sem o consentimento do paciente e com a determinação judicial para evitar o comprometimento da integridade do paciente e de terceiros.

    Procure ajuda!

    A dependência química é uma doença que pode ser mantida sob controle, desde que com o acompanhamento adequado de desintoxicação e com um plano bem elaborado de minimização das chances de recaída.
    Nós da Procure Ajuda estamos de braços abertos para acolher a sua família nesse momento tão crítico. Entre em contato!

    Entre em contato

    © 2020 - Procure ajuda clínicas de recuperação