Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4266-1380
  • O Tratamento de Dependência Química é complexo e exige metodologias comprovadas para que seja bem sucedido. É fundamental o envolvimento de diferentes áreas do conhecimento que atuam em conjunto visando uma recuperação integral e eficaz.

    Os planos de tratamento do grupo Procure Ajuda - Clínicas de Recuperação Dependência Química e Alcoolismo - são diferenciados e visam atender ao perfil de cada paciente. Para tanto, pautamos nosso trabalho em diagnósticos bem embasados diante dos quais são recomendadas as modalidades de ação pertinentes.

    Em termos gerais, o que vai definir o escopo do Tratamento de Dependência Química é o nível em que o vício se encontra. Ele pode ser leve, moderado ou grave.

    Tratamento para dependência química leve

    Esse é um tratamento indicado para dependentes químicos que mantêm uma boa saúde psíquica e física, ainda que o contato com a substância utilizada afete o seu dia a dia e relacionamentos interpessoais ou familiares. Na maior parte dos casos, não é necessária a internação, mas sim um acompanhamento periódico para o monitoramento e controle da doença.

    Para esse estágio de dependência é fundamental fortalecer os vínculos afetivos com as pessoas próximas ao paciente e propor atividades que contribuam com a ressignificação da sua rotina. O projeto terapêutico é pautado em terapias cognitivo-comportamentais e assistência multidisciplinar com consultas uma ou mais vezes por semana.

    O principal benefício desse tipo de abordagem é o seu baixo custo em comparação com os planos que envolvem internação. Entretanto, vale ressaltar que as taxas de recuperação são altas e todo o projeto é desenvolvido com dinâmicas terapêuticas que são comprovadamente positivas na manutenção da abstinência.

    Tratamento para dependência química moderada

    Esse é um tratamento indicado para dependentes químicos que enfrentam maiores dificuldades no controle do vício, o que afeta a sua saúde psíquica e física com mais intensidade. Usualmente, engloba casos marcados por tentativas frustradas de recuperação que acabam em recaídas recorrentes.

    Para esse estágio de dependência recomenda-se, em um primeiro momento, um período de internação para desintoxicação. Posteriormente são empregadas terapias direcionadas que aumentem o nível de consciência do paciente sobre as consequências negativas do uso de entorpecentes para a sua vida social, profissional, familiar, afetiva e intrapessoal.

    O objetivo principal do tratamento para dependência química moderada é impedir que a doença chegue a um nível mais grave, além de controlar o vício para reabilitação e reinserção na sociedade. Os métodos utilizados por nossas equipes são eficientes e abrangem uma assistência multidisciplinar e psicoterapêutica completa.

    Tratamento para dependência química grave

    Esse é um tratamento indicado para dependentes químicos com um comprometimento profundo da sua saúde psíquica e física. Em diversos casos, inclusive, o quadro clínico se qualifica para uma internação contra a vontade do paciente (involuntária ou compulsória), especialmente se ele está negligenciando a própria vida ou a das pessoas a sua volta.

    Se necessário, é realizado resgate à domicílio. A família pode solicitar o serviço agendando previamente ou mantendo a nossa equipe em alerta para contato de emergência.

    Nesse estágio da doença a internação para desintoxicação é impreterível. As abordagens concomitantes e posteriores visam minimizar riscos e ressignificar a vida do paciente como um todo para que ele retome o controle sobre as próprias atitudes e consiga manter a doença dominada.

    O tratamento intensivo costuma demandar de mais tempo e monitoramento 24 horas. Além disso, prestamos assistência pós recuperação para prevenção de recaídas.

    Entre em contato conosco e ajudaremos você a identificar o grau de dependência química em que o paciente se encontra para o melhor encaminhamento possível. Agende uma visita a uma de nossas unidades hoje mesmo!

    Entre em contato

    © 2020 - Procure ajuda clínicas de recuperação