Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 93418-1314
  • O transtorno bipolar é uma condição crônica e requer tratamento médico adequado. Embora a causa exata seja desconhecida, acredita-se que fatores genéticos, químicos e ambientais estejam envolvidos no seu desenvolvimento.

    O tratamento geralmente envolve medicação, como estabilizadores de humor, psicoterapia e adoção de um estilo de vida saudável, incluindo sono adequado, exercícios físicos regulares e redução do estresse.

    O acompanhamento médico contínuo é fundamental para ajudar a gerenciar os sintomas e minimizar o impacto do transtorno bipolar na vida da pessoa.

    Conhecido anteriormente como psicose maníaco-depressiva, se caracteriza pela alternância de períodos em que a pessoa fica mais exaltada (mania), de episódios de depressão (hipomania) e de normalidade.

    Transtorno bipolar induzido por substâncias químicas ou medicamentos - acontece após intoxicação ou abstinência de alguma substância ou exposição a algum medicamento que pode produzir os mesmos sintomas.

    O que é transtorno bipolar

    O transtorno bipolar, também conhecido como doença bipolar, é um distúrbio mental crônico que afeta o humor de uma pessoa, causando oscilações extremas entre períodos de mania e períodos de depressão. É chamado de "bipolar" porque envolve dois pólos opostos do humor.

    Durante os episódios de mania, a pessoa experimenta um estado de elevação anormal do humor. Ela pode se sentir extremamente feliz, cheia de energia, ter um pensamento acelerado, falar muito rapidamente, ter um aumento da autoestima e se envolver em comportamento de risco, como gastar dinheiro com falta ou ter relações sexuais de forma indiscriminada.

    Durante esses períodos, uma pessoa pode ter dificuldade em dormir e pode apresentar irritabilidade ou agressividade.

    Por outro lado, durante os episódios depressivos, a pessoa vivencia uma profunda tristeza, perda de interesse ou prazer em atividades cotidianas, falta de energia, alterações no apetite e no sono, sentimentos de desesperança, baixa autoestima, dificuldade de concentração e pensamentos sobre a morte ou suicídio.

    Os episódios de mania e depressão podem durar semanas ou meses, e o período entre eles, conhecido como fase de "eutimia", pode ser relativamente estável. No entanto, em alguns casos, os episódios podem se sobrepor ou ocorrer rapidamente um após o outro, o que é chamado de "ciclagem rápida".

    O tratamento do transtorno bipolar geralmente envolve uma abordagem combinada que inclui medicação, terapia psicossocial e mudanças no estilo de vida.

    Medicamentos estabilizadores de humor, como lítio, valproato, carbamazepina e lamotrigina são frequentemente prescritos para estabilizar os altos e baixos do humor e prevenir a recorrência de episódios maníacos ou depressivos.

    Transtorno bipolar induzido por substâncias químicas 

    Existem diferentes tipos de transtorno bipolar, que são classificados de acordo com a gravidade e a frequência dos episódios de mania e depressão, por isso busque ajuda de um profissional para tratar e reduzir os danos.

     

    Entre em contato

    © 2021 - Procure ajuda clínicas de recuperação