Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4266-1380
  • Como tirar o vício de uma pessoa: Há diversos tratamentos e remédios no mercado para controlar os impulsos, mas o essencial é a compreensão do paciente de seus limites e desejos. Ele precisa aprender a superar os períodos de abstinência química – seja ele de drogas legalizadas ou não – pois a medicação não será para o resto da vida, mas a luta sim.

    Desta maneira, o acompanhamento de um profissional qualificado é essencial, e principalmente que todos os que são próximos entendam e façam parte desse universo de angústias, medo e incertezas. O consumo de drogas é um fator bastante preocupante pois é a porta de entrada de muitas consequências negativas que prejudica toda a vida da pessoa.

    Muitos dependentes pensam que conseguem sair dessa sozinho, porém, precisam e muito de ajuda para conseguir parar de usar.

    Alguns dependentes químicos custam a reconhecer que estão com problemas e o papel da família nesse momento se torna essencial, pois ela tem o poder  de ajudar e auxiliar durante todo o processo de recuperação do dependente.

    Ao longo desse artigo você compreenderá a respeito dessas questões, além da importância de um excelente tratamento contra o uso de drogas, continue a leitura e entenda esse processo da dependência química.

    É possível parar de usar drogas?

    A dependência química é considerada uma doença pois afeta e modifica diretamente as funções do cérebro, o que acaba repercutindo na saúde geral da pessoa, assim como em todas as áreas da vida. O tratamento da dependência de drogas é o caminho parar de usar.

    Em um tratamento de reabilitação a pessoa entra em um processo de abstinência, ou seja, interrompe o seu consumo de drogas e dá lugar a hábitos saudáveis. Durante o tratamento da dependência química, a pessoa tem a chance de modificar completamente os comportamentos e atitudes que o estavam fazendo ficar preso no consumo das drogas.

    Com isso, as chances de se abandonar de vez essa prática aumentam e fazem com que a pessoa possa alcançar outros objetivos na vida, onde a droga não se encontra mais como no centro.

    Como parar de usar drogas?

    Muitos fatores estão envolvidos nesse processo de parar de usar, pois existem tantos os aspectos internos quanto os internos que podem contribuir para isso. Parar de usar drogas pode não ser uma tarefa fácil, porém, não impossível, logo abaixo você encontrará alguns fatores que contribuem na interrupção do consumo de drogas.

    Como ajudar uma pessoa a sair do vício?

    Além do vício em drogas existem muitos outros tipos de vício e é isso que discutirei a seguir, contudo é importante saber também como lidar com eles, separei 5 dicas para facilitar a mudança de hábitos:

    Comece devagar

    Não queira mudar tudo de uma vez, faça uma lista de coisas a fazer, se organize e vá as colocando em prática uma de cada vez, nossa mente não gosta de mudanças, então ir implementando aos poucos é uma boa alternativa.

    Afaste-se das más influências

    Se o seu objetivo é parar com seu vício, é preciso se afastar de pessoas, locais e situações que tragam à tona memórias ou façam você querer continuar com seu vício.

    Estabeleça uma rotina

    Planeje com cuidado sua nova rotina para ir suprindo as necessidades que você terá, por exemplo iniciar uma nova atividade ou exercício é bom para lhe distrair e ocupar seu tempo, assim como ter um momento para gostar de si mesmo.

    Hábitos saudáveis

    Uma boa ideia para sua rotina e preenchê-la com hábitos mais saudáveis, não precisa mudar tudo de uma vez como já disse, mas é bom ir mudando os ares para ajudar sua mente e corpo a se “limpar’ do prazer que conseguia com seu vício, hábitos como prática de exercícios, boa alimentação e Mindfulness.

    Coloque metas

    Com metas fica mais fácil de você se autovigiar e possuir um controle maior, facilitando assim que você não fuja da rotina que está procurando estabelecer, as metas podem ser diárias, semanais ou mensais, do jeito que funcionar melhor para você.

    Ajudar um dependente de drogas ou álcool a mudar seu comportamento vicioso não é simples, mas o primeiro passo pode ser dado com a compreensão, o apoio e a disposição de fazê-lo refletir e, junto com ele, encontrar um caminho. Tenha a consciência de que mesmo com muito esforço e dedicação, a mudança será um processo difícil, demorado e permeado de dúvidas e recaídas. Por isso, além de auxiliar o indivíduo, é importante que haja um acompanhamento específico e dirigido para os amigos e familiares, para que possam compreender a doença e seus desdobramentos e, posteriormente, receber orientação adequada sobre a melhor forma de ajudar o outro e a si mesmo.

    Nas clínica de recuperação Procure Ajuda contamos uma equipe pronta para te atender e te orientar da melhor forma, e de uma maneira bem objetiva traçaremos uma abordagem personalizada com o perfil do paciente para ele ter sucesso e se livrar do vício de maneira efetiva.

    Entre em contato

    © 2021 - Procure ajuda clínicas de recuperação