Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-2545
  • Boa parte dos dependentes químicos não reconhecem a sua dependência, por isso, vivem em constante dualidade de querer para de usar a droga, mas também não conseguir entender como para o seu consumo. Os familiares e amigos sofrem muito ao tentar pensar em maneiras de ajudar o dependente químico e mostrar que ele precisa de tratamento.

    Apoiar e ajudar é a atitude fundamental para conseguir fazer com que o dependente químico tenha um tratamento positivo. Porém, é importante saber como ajudar, visto que muitos familiares acabam agindo como um aliado do consumo da droga e dos comportamentos inadequados, sem querer.

    Saiba como dialogar

    O primeiro passo é conquistar uma relação de proximidade, segurança e confiança com o dependente químico. Para tal, é importante procurar um local tranquilo para conversar. Não se coloque em um local de cúmplice, mas se coloque disposto a ter um converso franco, falando dos impactos da droga e da necessidade de tratamento.

    Esteja preparado para um momento de muita dificuldade, assim, tenha todas as informações sobre o vício, sabendo como expor as suas ideias, conscientizando o dependente químico sobre os perigos que ele está correndo.

    Para ter maior proximidade com o dependente químico, preste muita atenção na maneira com que vai falar. As palavras negativas e xingamentos vão ter um efeito muito ruim e podem piorar a convivência de vocês.

    Assim, é muito importante ter controle emocional, não deixando o nervosismo e a decepção falarem mais alto. Use palavras de incentivo e que demonstrem uma atitude positiva. Isso não quer dizer que você vai compactuar com os erros, mas sim ter uma conversa amigável para promover a ajuda necessária.

    Uma maneira de conseguir isso é falando sobre os comportamentos que não são legais, mas sem ameaçar dar alguma punição ou exagerar na fala. Depois disso, diga que você está presente e que pode ser um suporte para procurar um tratamento.

    Procure por ajuda médica

    Quando o familiar ou amigo procuram uma maneira de ajudar o dependente químico, o passo mais importante é ter um local com profissionais preparados, conseguindo determinar o melhor tipo de tratamento para o tipo de vício da pessoa. 

    O tratamento deve ser realizado em uma clínica de recuperação com equipe multidisciplinar, ou seja, que conte com médicos, psicólogos, orientadores, enfermeiros, nutricionistas, conseguindo fazer um acompanhamento periódico do paciente para poder avaliar a sua evolução no tratamento.

    Para garantir que o dependente esteja confortável com o tratamento, ofereça a sua companhia para as primeiras consultas, converse com os médicos e vá junto conhecer a clínica. É muito importante que ele saiba que tem o seu apoio nesse momento e que ele não vai estar sozinho no processo de recuperação.

    Dessa maneira, um tratamento completo pode ser encontrado em uma clínica de recuperação. A Procure Ajuda – Clínicas de Recuperação Dependência Química e Alcoolismo está presente em todos os estados do Brasil, com um atendimento de excelência com mais de 18 anos de histórias de sucesso na luta contra o vício.

    Entre em contato

    © 2021 - Procure ajuda clínicas de recuperação