Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 93418-1314
  • Certamente ajudar um dependente que não quer ajuda pode parecer uma tarefa impossível ou quase isso, no entanto, é importante que possamos entender o que acontece com essas pessoas para finalmente solicitar a ajuda necessária para os mesmos.

    O fato é que a grande maioria dos usuários de substâncias químicas, não consegue reconhecer que são pessoas completamente dependentes, isso porque os mesmos acabam vivendo na dualidade de não querer consumir mais droga, porém, ao mesmo tempo não conseguem viver sem ela. Sendo assim, esse é o momento em que a família geralmente decide intervir e agir antes que toda essa situação acabe chegando ao ponto que não há mais retorno, saiba mais como ajudar um dependente que não quer ajuda.

    Veja aqui como ajudar um dependente que não quer ajuda

    Ajudar a um dependente que não quer ajuda, é uma tarefa bem difícil e pode ser desgastante se a pessoa não consegue realmente entender como funciona a mente da pessoa que está na dependência química e/ou alcoólica.

    Antes de tudo, as pessoas precisam entender que o primeiro passo conseguir ajudar uma pessoa que está na dependência química, é de estabelecer uma relação maior de proximidade, segurança e confiança.

    Desta maneira, é importante buscar um local onde possam conversar a sós, e que seja possível oferecer apoio e ajuda que o mesmo precisa, jamais os familiares e amigos devem se colocar no lugar de cúmplice.

    É importante que as pessoas próximas não demonstrem conivência com as escolhas ruins feitas pelos adictos, sendo assim, é importante ainda oferecer um diálogo mais aberto, franco e objetivo, para fazer com que a pessoa que está doente entenda mais sobre os impactos desse vicio e que o mesmo reconheça que precisa de ajuda.

    Ademais, em qualquer relação as acusações não são o melhor caminho para ajudar um dependente que não quer ajuda, desta forma, é importante que todos saibam que o dependente precisa confiar naqueles que querem ajuda-lo, sendo assim, julgamentos não ajudam em nada.

    Muitas vezes o uso de substâncias químicas, acaba fazendo com que o dependente acabe perdendo alguns parâmetros de convívio familiar e social, sendo assim, o uso de drogas acaba gerando problemas na saúde, nos relacionamentos interpessoais, nas relações escolares e profissionais e muitas vezes jurídicos.

    Sendo assim, é importante que as pessoas que estão próximas estabeleçam limites do que pode ou não ser feito, especialmente se essa pessoa está sob o efeito de drogas e representa um risco para si e as demais pessoas. 

    Veja como buscar ajuda para um dependente 

    Buscar ajuda para aquele dependente que não quer ajuda, acaba sendo mais complicado, entretanto, a lei acaba ajudando aos familiares que querem manter essa pessoa em segurança, essa mesma lei acaba definindo que existe a possibilidade de internar involuntariamente esse paciente.

    Nesse caso, o ideal é buscar ajuda da Procure Ajuda- Clínicas de Recuperação Dependência Química e Alcoolismo, sobre a mesma, é importante salientar que está presente em todos os estados do Brasil.

    Ademais, a experiência da Procure Ajuda é de 18 anos lidando com dependentes químicos, alcoólicos e com transtornos mentais, além de que os planos de saúde que cobrem essa clínica são: Unimed, Sul América, Amil, Bradesco, entre outros, é sempre importante verificar com o plano desejado.


     

    Entre em contato

    © 2021 - Procure ajuda clínicas de recuperação