Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 93418-1314
  • Ajuda online para dependentes químicos: O apoio e a ajuda são atitudes fundamentais para que os dependentes tenham um tratamento positivo. Porém, é preciso saber como ajudar, pois muitas famílias acabam, sem querer, agindo como aliados do consumo e dos comportamentos inadequados.

    Diante dessa situação crítica, é compreensível que familiares e amigos tenham muitas dúvidas sobre como agir adequadamente. Por isso, existem algumas dicas fundamentais para dar suporte a um dependente químico mesmo que seja a distância. 

    O primeiro passo para ajudar um dependente químico é estabelecer uma relação de proximidade, confiança e segurança. Para isso, procure um momento a sós para conversar e oferecer todo apoio e ajuda que ele precisa.

    É importante não se colocar no lugar de cúmplice, demonstrando conivência com as escolhas ruins que ele fez, mas sim oferecer um diálogo aberto e franco, com o objetivo de fazer o dependente entender sobre os impactos do vício e reconhecer que sua ajuda é mesmo necessária.

    Para isso, é muito importante se preparar. Tenha a certeza de que reuniu todas as informações existentes sobre o vício, para saber como conversar e expor suas ideias, conscientizando o dependente sobre os perigos que ele corre.

    Então, escolha uma clínica que ofereça ajuda online para dependentes químicos, onde a pessoa se sinta seguro, pois esse é um diálogo muito difícil e desconfortável para ambos. Procure apresentar suas preocupações com clareza, mostrando situações em que o vício têm causado problemas. Além disso, deixe claro que, caso o dependente queira se tratar, haverá sempre disposição para ajudá-lo.

    Escolher o caminho da reabilitação não é uma decisão conjunta pois, somente o dependente pode reconhecer sua dependência e optar por investir em um tratamento eficaz.

    Porém, o empenho dos familiares em descobrir como ajudar o dependente químico é o combustível para que sintam-se amparados e possam utilizar todo o apoio, cuidado e confiança que lhes são oferecidos para deixar o vício e seguir em busca da recuperação.

    A dependência alcoólica não é uma enfermidade considerada estática. Em termos absolutos, além do viés social, ela constitui um transtorno que pode trazer sérias consequências ao indivíduo e seus familiares ao longo da vida. Porém, esse fenômeno está atrelado à interação de variadas questões biológicas e culturais. Tanto social como culturalmente, há evidências da influência de outros fatores implícitos à correlação do indivíduo com a substância e a opção pelo uso.

    Mesmo cientes dos prejuízos que o álcool representa a diferentes esferas da vida, muitos escolhem manter o consumo. Nesse processo, a figura do profissional de saúde é fundamental no suporte adequado para a redução dos efeitos do alcoolismo sobre mente e corpo. No âmbito clínico, convém buscar a melhor compreensão desse fenômeno, a fim de oferecer uma intervenção de qualidade e que possa frear os impactos da dependência alcoólica.

    Para auxiliar na conversa e buscar o equilibro, caso aconteça algum conflito, leve um mediador para fazer parte da conversa. Alguém em que ambos possam confiar e ter segurança, mas que também seja uma pessoa que não tenha uma ligação tão intensa e emocional com o dependente.

    O Grupo Procure Ajuda conta com uma rede de atendimento em todos estados do Brasil, oferecendo tratamentos em foram de regime fechado de internação, casa dia, apoio online para o dependente químico ou alcoólatra inicie sua caminhada rumo a recuperação.

    Entre em contato

    © 2021 - Procure ajuda clínicas de recuperação